Em 2023, o Casarão da Dona Lóquinha, construção de meados de 1780 localizada na Costa da Lagoa, em Florianópolis/SC, foi palco não apenas de obras de conservação, mas também da criação de um importante material educativo para a preservação do patrimônio. Durante o processo de estabilização e restauração do telhado nas fachadas Norte e Leste, a equipe do projeto registrou em vídeo os saberes e técnicas aplicadas, resultando em duas videoaulas sobre argamassa de cal e marcenaria tradicional.
As videoaulas apresentam conceitos, dicas e noções práticas desses ofícios, fundamentais para a manutenção de edificações históricas em diferentes contextos. A proposta é compartilhar conhecimentos técnicos e sensibilizar profissionais, estudantes e comunidades interessadas na preservação do patrimônio cultural construído.
A iniciativa teve produção audiovisual da Tombô e a apresentação do arquiteto Marcos Borges, da Oikos Arquitetura. Contou ainda com a colaboração das arquitetas assistentes Sônia Marisa Melim Rocha e Suzana de Souza, além da dedicação dos operários Nelinho, Zezinho e Luciano Reduzino dos Santos. A direção e edição das videoaulas ficaram a cargo de Fernanda do Canto e Natália Poli, com mixagem de som de Ciro Shiosawa Kimura.
O projeto foi realizado com recursos do Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022, da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina. O Museu da Escola Catarinense também apoiou a iniciativa.
Gravadas em Florianópolis entre maio e agosto de 2023, as videoaulas estão disponíveis ao público no YouTube, reforçando o compromisso do coletivo Viva o Sobrado! em valorizar e transmitir técnicas construtivas tradicionais que atravessam séculos de história.