Videoinstalação sobre Banho de Cheiro leva saberes amazônicos ao Missouri Botanical Garden
A produtora cultural Tombô tem participação confirmada na exposição internacional Smelling the Bouquet: Plants and Scents in the Garden, em cartaz no Sachs Museum do Missouri Botanical Garden (EUA) até 31 de março de 2026. A mostra reúne obras, pesquisas e experiências sensoriais que exploram a relação entre plantas, aromas e cultura.
Em colaboração com o museu, a Tombô produziu a entrevista-videoinstalação com Maria Luciene Gama Santos — erveira, rezadeira do rito religioso do Sairé, madrinha do Grupo Chá de Carimbó e vice-presidenta de uma das associações locais de defesa dos direitos humanos e do meio ambiente na Amazônia. Guardiã de saberes tradicionais, Maria compartilha sua prática do Banho de Cheiro, ritual que combina plantas da floresta, espiritualidade e aromas, transmitindo gerações de conhecimento ancestral.

A videoinstalação integra a exposição ao lado de obras e pesquisas de instituições de referência nos Estados Unidos, somando-se a um conjunto de contribuições que já atraiu mais de 10 mil visitantes nos dois primeiros meses de abertura.
O projeto contou com pesquisa e coordenação de Rogério Satil e produção e entrevista conduzida por Fernanda do Canto, diretora da Tombô.
A curadora Nezka Pfeifer, responsável pela exposição, ressaltou a importância da contribuição da Tombô e de Rogério Satil na produção do conteúdo da mostra:
“Foi uma honra trabalhar com vocês — e um verdadeiro prazer — e compartilhar o trabalho que estão realizando com Maria e outros. Sou muito grata por todo o empenho de vocês, Fernanda e Rogério, em organizar esse conteúdo tão importante para a exposição. Muito obrigada!”
A exposição Smelling the Bouquet segue aberta ao público até março de 2026 e oferece também atividades especiais, como oficinas e performances artísticas. Conta ainda com um tour virtual completo.